Energia Fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo de energia elétrica no Brasil vem crescendo cada vez mais, sendo que dobrou na última década, este crescimento vem ocorrendo devido ao aumento da atividade econômica. Até 2020 estima-se um aumento de 55,6% na demanda total, com um crescimento de 8,5% acima dos 47% registrados na última década.
No Plano Decenal de Expansão de Energia para 2020 da EPE, está previsto um aumento de 51% da capacidade instalada para atender a demanda, sendo que destes 51% (171.138 MW) 32.184 MW virão de usinas hidrelétricas, 8.857 MW de termoelétricas movidas a combustíveis fósseis, 1.405 MW de termonucleares e 18.009 MW de fontes alternativas, sendo estas: Eólica, Biomassa e pequenas centrais Hidrelétricas (EPE 2011ª).
A expansão da matriz brasileira está baseada no paradigma da geração centralizada, o que facilita os ganhos na economia em escala, no planejamento e operação do sistema, porém, aumenta o índice de perda de energia (em 2010, segundo a EPE, a perda foi de 17,2%, quantia suficiente para abastecer 47,7 milhões de residências), isto porque os centros de geração são distantes dos locais de consumo. Outro aspecto negativo é o impacto socioambiental, uma vez que para se construir as grandes hidrelétricas é necessária a remoção de comunidades inteiras para a inundação de territórios, já no caso das termoelétricas movidas a combustíveis fósseis, a desvantagem está nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) entre outros poluentes provindos da queima dos combustíveis.
Uma das alternativas pode estar num recurso usado há mais de 10 anos na Europa, Estados Unidos e Japão, a utilização dos painéis fotovoltaicos conectados diretamente na rede de energia elétrica, tornando o recurso mais acessível, pois dispensa o uso de baterias para armazenar a energia, o que torna o processo mais caro e reduz o índice de aproveitamento.
O Brasil avança e torna viável pequenas instalações de energia renovável
Em 17 Abril de 2012, foi publicada a Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL (Agencia Nacional de Energia Elétrica), que dá diretrizes e regulamenta o mercado de energias renováveis no Brasil, através da micro e mini geração de bases hidráulica, eólica, solar, biomassa e ou cogeração.
Estas novas instalações poderão ser conectadas a rede de distribuição das Cias Elétricas, dispensando desta forma as baterias de armazenamento. O consumo de energia elétrica da unidade consumidora será compensado com a energia gerada por esta unidade, como numa espécie de conta corrente de energia, impactando sobre sua conta de energia, de forma proporcional.
Desta forma, é possível, num primeiro momento, uma redução nas contas de energia, uma vez que a edificação produza energia suficiente para 'gerar créditos' que suportem o uso provindo da rede.
Em Tauá, no Ceará, a primeira usina solar brasileira de grande porte |
Funcionamento
O módulo solar fotovoltaico converte diretamente a energia da luz do Sol em energia elétrica confiável, limpa e sem interferências externas.
Matrizes de células solares são associadas de forma a produzir a tensão desejada pelo efeito fotoelétrico.
O sistema, quando previsto armazenamento, utiliza baterias estacionárias (banco de baterias), dimensionadas geralmente para suprir até quatro dias com insolação insuficiente, possibilitando a autonomia do sistema. Incorpora também controlador ou regulador de carga, que carrega adequadamente a bateria, protege contra sobrecargas e descargas excessivas, evita o retorno de energia para o módulo, etc., e inversor, que converte energia elétrica DC (corrente contínua) em energia AC (corrente alternada) para possibilitar a alimentação de cargas AC, geralmente em 110V.
Nota: Todo material relacionado a este tópico estará sujeito à alteração e inclusão de conteúdos novos.
Os arquivos foram upados no site Mediafire, um dos mais práticos e rápidos para download.
BONS ESTUDOS!!!
ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA - GUIA PRÁTICO PDF
-
ENERGIA SOLAR PRINCÍPIOS E APLICAÇÕES PDF
-
PAINEL FOTOVOLTAICO DE BAIXO CUSTO PDF
-
DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO PARA UMA CASA DE VERANEIO POUSO DA CAJAIBA PDF
-
Nenhum comentário:
Postar um comentário