Você convive com elas o tempo todo: no seu trabalho, em eventos, na sua família. Pessoas tóxicas são aquelas que exalam algum tipo de sentimento ou característica ruim que pode afetar seu dia a dia.
Como qualquer tipo de toxina, você precisa limitar sua exposição a essas pessoas ou até mesmo cortar laços para se proteger. Segundo o site da revista "Inc.", esses sujeitos infelizmente não vêm com avisos ou alertas. Por isso, aqui vão alguns sinais para identificar esses tipos:
Pessoas arrogantes
Há uma grande diferença entre confiança e arrogância. Confiança inspira; arrogância intimida. Pessoas arrogantes sempre sabem mais e se sentem superiores aos outros. Elas nunca vão celebrar sua confiança, porque isso interfere na arrogância delas.
Pessoas vítimas
Pessoas vítimas
Uma das piores pessoas que você pode encontrar na sua vida são as que sempre se fazem de vítimas. Elas olham para seus próprios erros e sempre encontram alguém para culpar. Elas nunca se responsabilizam pelas vidas delas.
Pessoas controladoras
Elas sabem tudo e a melhor forma de fazer qualquer coisa, mas no fundo são pessoas extremamente inseguras. O problema é que enquanto você estiver rodeada por elas, você nunca terá chance de dar sua opinião ou ser escutado.
Pessoas invejosas
Elas nunca estão felizes com o que têm e são incapazes de ficarem felizes pelas boas coisas que acontecem com você. Elas acreditam que se alguma coisa benéfica tem que acontecer, deve ser com elas.
Pessoas mentirosas
Mentirosos crônicos são perigosos porque você nunca saberá no que acreditar. Você não poderá contar com as promessas deles ou suas palavras. Eles mentirão para você sobre outras pessoas e sobre outras pessoas para você.
Pessoas negativas
Você provavelmente deve conhecer alguém que vive irritado, ressentido, desconfiado de tudo. Negatividade destrói relacionamentos e passar tempo com pessoas assim dá a sensação de que estão sugando sua vida.
Pessoas gananciosas
Muito de nossa cultura nos guia para querer mais, alcançar mais, faturar mais. Até certo ponto isso é bom, mas se torna tóxico quando alguém quer tudo – o que é seu ou dos outros –, e o processo de conquistar essas coisas se torna mais importante do que até mesmo viver.
Pessoas que julgam
Há uma grande diferença entre julgar com base em dados objetivos e julgar apenas para criticar. Pessoas que julgam demais são rápidas para tirar conclusões que nem sempre se provam corretas. Elas são péssimas ouvintes e comunicadoras.
Pessoas fofoqueiras
Elas conversam sobre os outros sem distinguir o que é especulação e realidade. Isso é uma forma de elevá-las acima de suas inseguranças. Poucas coisas são mais destrutivas do que fofocas.
Pessoas sem caráter
Se uma pessoa não tem integridade ou honestidade – trair, manipular, fofocar fazem parte de suas atitudes diárias –, haverá poucas coisas que ela não faça para conseguir o que quer.
Lembre-se:
Se conhece alguém com estas características, então o melhor é adotar uma destas maneiras inteligentes de lidar com estas pessoas.
Lembre-se:
Se conhece alguém com estas características, então o melhor é adotar uma destas maneiras inteligentes de lidar com estas pessoas.
1. Afaste-se.
O afastamento num determinado ambiente, faz com que o ar fique mais leve. Ignore essa pessoa e siga em frente com a sua vida de forma enérgica. Isso não significa que você a odeia ou que lhe deseja mal. Quer dizer que você dá valor ao seu próprio bem-estar.
2. Admitir que o seu comportamento é nocivo.
Tome a firme decisão de não se deixar influenciar pelo comportamento dessa pessoa. Pare de tratar a situação "com panos quentes" quando estiver ao lado dela e deixe de ser condescendente com seu comportamento agressivo.
3. Diga-lhe o que pensa sobre ela, de modo claro e sem rodeios.
Há pessoas dispostas a tudo à custa dos outros - passar à frente numa fila, roubar, praticar bullying, menosprezar alguém ou fazê-lo sentir-se culpado. Não tolere isto. Na maioria dos casos, estas pessoas sabem que estão erradas e, se confrontadas, tendem a recuar com as suas atitudes.
4. Seja enérgico.
Esta pessoa até pode atacar e ridicularizar a sua dignidade, mas não pode retirar-lha. Desde que você não o permita. Para isso, tem de arranjar energia para defender os limites do seu território, com argumentação válida. Se isso não resultar, porque a pessoa tóxica tende a envenenar todas as outras à sua volta, afaste-se.
5. Lembre-se que esta toxicidade não é pessoal.
É espectável que este gênero de pessoas insinue que a culpa é sua, podendo abalar a sua confiança e minar a sua determinação. Não deixe que isso aconteça, pois só assim terá liberdade. A maioria das pessoas tóxicas agem assim não apenas consigo, mas com todos à sua volta. No fundo, as coisas que esta pessoa diz e faz, e as suas opiniões são um reflexo dela própria.
6. Pratique a compaixão.
Fazendo a devida distinção entre caráter e alguma situação mais problemática em que a pessoa tóxica possa estar a passar, há momentos em que vale a pena demonstrar empatia. Não se descuide, ainda que, no fundo, algumas destas pessoas estejam angustiadas, deprimidas ou até mesmo doentes mental ou fisicamente.
7. Reserve um tempo para si.
Caso tenha de viver ou trabalhar com uma pessoa tóxica, lembre-se da importância de reservar um tempo para descansar e recarregar as baterias. Mesmo que estas pessoas estejam a enfrentar problemas legítimo elas compreendem que você também tem problemas - o que significa que você também pode "sair de cena". É que viver sempre o papel de pessoa sensata perante uma pessoa temperamental e tóxica pode ser uma tarefa exaustiva.
Fonte: Revista QuantumBIO e tudonumclick
Nenhum comentário:
Postar um comentário