O que seria da vida sem as sensações? Elas nos movem, nos animam. Precisamos delas para encontrar algum sentido. Não sentir é não viver, não se emocionar.
Pensando em tantas sensações belíssimas que o mundo nos proporciona, listamos 26 sensações que você deveria ter em algum ponto da sua vida:
1. A sensação de viajar para um lugar novo.
Poucas coisas são tão emocionantes quanto explorar territórios desconhecidos, seja em outro país ou na sua própria cidade. A ciência confirma: algumas pesquisas já mostram que há mais felicidade em gastar dinheiro com experiências do que com bens materiais.
2. A sensação de rir até a barriga doer.
O riso é um remédio barato e saudável, na verdade, é o melhor medicamento que você pode encontrar para espantar a dor. Estudos sugerem que ele pode melhorar seu sistema imunológico, reduzir a pressão arterial e, sim, aumentar seus níveis de felicidade.
3. A sensação ao ouvir “eu te amo”.
Não importa se quem disse foi seu parceiro, seus pais ou seu melhor amigo: o amor é realmente uma experiência que une biologicamente mente e corpo. É a sensação realmente universal.
4. A sensação de fazer uma gentileza aleatória.
Colocar um sorriso no rosto de uma pessoa pode ter impacto impressionante sobre o seu nível de felicidade. Sem falar que você também está fazendo o mundo um lugar melhor.
5. A sensação de receber uma gentileza.
Mantenha o ciclo. A velha frase: “Gentileza gera gentileza”.
6. A sensação de falar o que realmente pensa.
Alguns estudos sugerem que pensar demais pode não só gerar mais estresse mas também atrapalhar a execução de tarefas simples. Você tem todo o direito de expressar seus pensamentos e opiniões. Afirme-os de forma clara e convicta.
7. A sensação quando alguém te entende.
A sensação de saber que aquela pessoa realmente te entende é ótima. Você sente que é real.
O resultado é que você se torna uma pessoa muito melhor: uma pesquisa em 2011, mostrou que estar junto do seu melhor amigo ajuda a reduzir o estresse.
8. A sensação de se apreciar a si mesmo.
Estudos mostram que a autoaceitação é a chave para abrir a porta de uma vida mais feliz, mas é o hábito que as pessoas menos cultivam.
Repita: cuidar de si mesmo não é egoísmo.
9. A sensação de um coração partido.
Como você sabe, é impossível passar a vida inteira vivenciando apenas sensações agradáveis. Ela também é constituída de fases difíceis, incluindo a dor do coração. Mas são nestes momentos que mais aprendemos sobre nós mesmos.
10. A sensação de relaxamento total.
O ócio nem sempre é o inimigo, às vezes é bom separar um tempo para apenas ser.
Relaxar não é bom somente para a sua saúde física e mental, é simplesmente uma delícia.
11. A sensação de ganhar uma festa surpresa.
O que é melhor do que pessoas queridas reunidas para te fazer se sentir especial? Nada, não é?
12. A sensação de agarrar um bicho fofo.
Animais de estimação fazem de você alguém mais feliz e mais saudável. Se você quer saber o que é amor incondicional, passe um tempo com um cão. Irá entender.
13. A sensação de acordar depois de uma ótima noite de sono.
Acordar descansado te ajuda a enfrentar o dia com entusiasmo (sem falar que faz bem para a saúde. Ninguém acorda exausto dizendo: “Me sinto espetacular!”
14. A sensação de curtir intensamente o momento.
Aquele show incrível. Uma conversa com um amigo. Permitir-se viver no aqui e agora. Estar presente tem muito poder.
15. A sensação depois de dizer adeus.
Sem enrolação: é horrível dizer adeus. Mas faz parte da vida. Você não tem como viver evitando as emoções dolorosas, difíceis ou desafiadoras. Porque, por mais duras que sejam, elas precipitam mudanças.
16. A sensação de transformar um lugar novo em um lar.
Muitos cientistas há muito tempo pesquisam a saudade de casa. De acordo com eles, trata-se de uma forma de ansiedade. Como relata a CNN, o fenômeno se explica “pela nossa necessidade instintiva de amor, proteção e segurança – sensações normalmente associadas ao lar”.
Portanto, quando você de adaptar a um novo ambiente, aquela ânsia pelo que é família se dissipa porque sua nova casa é o que é familiar – e isso é uma forma excepcional de crescimento.
17. A sensação de fracasso.
Sabemos que a vida não é escrita a lápis. Não é possível viver sem cometer erros. O que importa é como você muda depois deles. Isso constrói o caráter e te ajuda a ter sucesso.
18. A sensação depois de uma sessão de exercícios.
Não tente brigar com a ciência: as endorfinas são reais. Você fica mais feliz depois de se exercitar.
19. A sensação da raiva.
Conter a raiva não é necessariamente bom para seu bem-estar.
Às vezes é um alerta. Isso não significa que você tenha de dar porrada em quem te contrariou, mas talvez seja um sinal para reavaliar as circunstâncias (e a pessoa) que te fizeram sentir-se assim.
20. A sensação de fazer uma nova amizade.
Essa ligação não está só na sua cabeça. Pesquisas mostram que conexões sociais ativam o centro de recompensas do cérebro.
21. A sensação do sucesso.
Independente do tamanho do sucesso, você merece se sentir realizado. Um truque para atingir seus objetivos: coloque-os no papel. Pesquisas mostram que isso te ajuda a manter-se no caminho certo.
22. A sensação de aceitação.
Ser aceito é uma sensação muito importante. Isso não vale só para os outros, mas também para você (veja o item sobre a auto aceitação). Você deve ser o seu maior fã.
23. A sensação de conseguir o emprego dos sonhos.
Os funcionários ficam mais felizes quando se envolvem com o trabalho. Você passa muitas horas por dia trabalhando e merece sentir-se satisfeito com seu emprego.
24. A sensação de validação.
Não deixe que os outros confirmem que você realmente é. Suas opiniões são válidas. Seu trabalho é válido. E, sim, seus sentimentos são válidos.
25. A sensação de estar sozinho.
Não confunda estar sozinho com solidão. Ficar sozinho faz bem. Passar um tempo na própria companhia é saudável para seu bem-estar mental. Pois é sozinho que você poderá refletir sobre quem é.
26. A sensação da felicidade plena.
Porque, acima de tudo, você merece sentir felicidade.
Fonte: Equilibrio em Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário