11 de setembro de 2015

Capitalismo: A única forma da sociedade progredir!?

Estava reparando esses tempos em como tem hoje em dia árduos defensores do Capitalismo. Defendendo fortemente o sistema e dizendo que é a única forma do povo que é pobre poder ficar rico, e cita o Silvio Santos como exemplo nacional. 




Bom, se for pensar a fundo praticamente ninguém está isento deste pensamento. Mesmo os menos consumistas que vivem nessa sociedade, tem um pouco de capitalismo 'no sangue'. É inevitável. Comprar, consumir, conhecer, adquirir, acompanhar... Nem que seja por necessidade, quem quer ter uma vida mais equilibrada, tem que praticar um desses verbos. Bom, porém essa ideia de capitalismo querendou ou não está ligada a ideia de desigualdade. Sempre foi assim, e continuará sendo. Uns sempre terão mais, outros menos. Alguns merecem ter mais, por todo o esforço e dedicação; já outros não merecem ter tanto assim, pois não correm atrás de nada... Outros mereciam ter menos, pela forma suja como conseguem subir na vida, já outros que lutam diariamente por algo melhor, mereciam ter bem mais. Mas essa ideia de justiça não é muito bem aceita pelo capitalismo. 

Muitas pessoas com bons pensamentos acabam se corrompendo por verem neste uma forma de conseguir tudo mais fácil. Assim, acabam aproveitando de pessoas com pouco conhecimento para enriquecer. É mais ou menos assim que o sistema funciona... Hoje, o ideal de qualquer pessoa é estudar (?!), conquistar um bom emprego, achar algum companheiro e possuir bens materiais para ter uma velhice tranquila. Porém, a maioria acaba se esquecendo do objetivo geral, e acabam querendo consumir cada vez mais. Ao conquistar um emprego acabam por viver para consumir. Trabalham oito horas por dia, durante toda a semana, para poder comprar aquela nova calça que saiu, de quatrocentos reais! 

Eu não vivo na alta sociedade e nem quero, portanto os exemplos que posso dar são da classe média... Muitos deixam de utilizar o dinheiro conquistado para coisas realmente necessárias somente pra consumir por futilidade. E é nesse público que o capitalismo se apoia e se mantém. Quem consome desesperadamente pode não conquistar o principal objetivo, que é a velhice tranquila. Algumas pessoas entram tão a fundo nesta vida que acabam prejudicando a própria saúde. Assim, o dinheiro conquistado para manter uma vida tranquila, é gasto com medicamentos na velhice. 

Isso é mais comum do que imaginamos. Agora, o que adianta levar essa vida de trabalhar para consumir tão a sério? Voltando a ideia inicial do meu primo: Qual o objetivo de enriquecer? A partir do momento que estamos vivendo bem, já não é o bastante? O luxo é realmente necessário? Para muitas pessoas é... Quando se conquista o que é necessário, não é o suficiente. Tem que sempre buscar mais, mais e mais! E aquela velha história de "pensar no próximo como a si mesmo" acaba ficando pra trás. 

O importante é o eu, o aqui e o agora. Assim, este espírito de egoísmo vai se tornando cada vez mais comum... Aqueles com uma mente mais aberta são raros hoje em dia. Agora, pense em tudo o que lutou pra conquistar; todos os bens materiais que tem hoje... Aquele mp3 de cem reais que seu amigo quebrou e por isso você nunca mais falou com ele ou aquilo que para ser conquistado, foi necessário magoar várias pessoas, as vezes até amigos... Tudo isso será inútil um dia! 

De nada valerá, literalmente. Indiferente da crença de cada um, acho que de todas que estudei e pesquisei até hoje, em nenhuma os bens materiais vão junto após a vida. Portanto, pra que brigar por isso? Pra que prejudicar a saúde e magoar certas pessoas por coisas inúteis? Como eu disse ao meu primo: Uma coisa é lidar com isso por necessidade, outra é gostar, apoiar e respirar o capitalismo! 

Eu realmente espero um dia entender... Ah, antes que pensem que estou julgando, não é bem isso. Eu apenas não entendo essa besteira de consumir desenfreadamente sem necessidade. 

Quem gosta, ótimo. Infelizmente cada um é cada um! Mas tem gente que compra, compra, compra... Aí depois numa conversa sobre direitos humanos, por exemplo, diz: "aah, eu tenho muita dó de quem nunca teve nada", mas tudo o que faz para melhorar a situação, é dar likes e curtir uma página no facebook.


Enfim, se alguém quiser e puder me explicar, eu agradeço...


Uma música que vai muito bem com este tema é do Radiohead, uma banda que gosto bastante. A música se chama All I Need. Para quem não conhece, vale a pena conferir. Até o próximo post. 





Adaptado de Today is Always , texto de autoria própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UM BLOG PARA QUEM BUSCA CONTEÚDO DE QUALIDADE