25 de novembro de 2015

O pesadelo do século: Distúrbio e Paralisia do Sono

Paralisia do sono é uma condição quando o indivíduo sente que está acordado, mas é incapaz de se mover, falar ou agir. Ela se manifesta quando a pessoa está  na fronteira entre os primeiros estágios de despertar e o derradeiro de sono. É um distúrbio similar ao sonambulismo, mas que se difere no sentido da imobilidade involuntária. A condição pode durar alguns poucos segundos ou até alguns minutos antes de se conseguir despertar por inteiro e adquirir o controle novamente.

"O horror de se viver um pesadelo acordado."


O assunto hoje é um pouco mais diferente, ainda bem que o blog não fala sobre só um assunto, assim, podemos falar abertamente.  Hoje eu vim falar sobre a minha experiência com a paralisia do sono.

Como o texto ali em cima se resume: é uma condição onde você sente que está acordado, mas no caso não consegue se mover, falar ou agir contra o que está acontecendo em sua volta. Há uns anos atrás passei pela experiência mas não tive muito interesse em pesquisar, porém, agora ela voltou a me "assombrar" e todos os dias a noite tem sido uma grande guerra para eu conseguir dormir uma noite toda sem passar por isso. Quando comecei a pesquisar sobre o assunto me assustei com o tanto de casos que acontecem. Com o tanto de pessoas que não tem paz durante a noite. Pra mim, "noite" é um horário sagrado... Onde eu chego em casa após o trabalho, deito na minha cama e descanso até o dia seguinte... Infelizmente, as coisas estão mudando. Achei alguns textos que talvez possam ajudar vocês. E me ajudou a entender mais sobre o acontecimento.

"Durante o sono mais profundo, chamando de REM, ocorre uma paralisia fisiológica do corpo, conhecida como “atonia REM”, que é responsável por preservar a integridade física do organismo, uma vez que a pessoa pode se mexer enquanto dorme e acabar se machucando. Esse evento está intimamente relacionado com a paralisia do sono, que ocorre quando o cérebro desperta do estado REM, mas a paralisia corporal persiste. O resultado é que a pessoa fica totalmente consciente, mas incapaz de se movimentar. Para piorar a situação, o indivíduo pode literalmente sonhar acordado, sofrendo alucinações hipnagógicas."
Esta é a parte médica dando explicação. Eu, como ex estudante de Enfermagem, acho sentido. Porém, como uma boa sensitiva, também acho sentido na parte espirita.
"espiritismo explica a “Paralisia do sono” como sendo uma “projeção” do espírito para fora do corpo, chamada pela doutrina de desdobramento, mantendo-se ambos conectados por uma espécie de“cordão de prata”. É extremamente comum acontecer isto quando estamos muito cansados e "cochilamos". Diferenciar se está sonhando ou se está vivenciando uma experiência extra-corpória é complexo. Muitos crêem em uma super viagem ao mundo astral. Em,"O livro dos espíritos"(cap. VIII), o sono é uma necessidade fisiológica do corpo, mas o espírito não precisa desse descanso e enquanto o corpo relaxa, o espírito, levemente se desprende da matéria, tendo a possibilidade de se contatar com o mundo espiritual." 
"Dica: Nunca entre em pânico. Os sonhos lúcidos ocasionalmente produzem experiências desagradáveis, como a sensação de uma atmosfera pesada ou uma presença ameaçadora. E despertares falsos são comuns - você pensa que acordou completamente, mas percebe que não consegue se mexer. Isso acontece porque você ainda está sob o efeito da paralisia do sono. Lutar contra a sensação é inútil e pode fazer com que você sinta como se estivesse sufocando. Em vez isso, relaxe lembre-se de que está tendo um despertar falso e flutue de volta para seu mundo dos sonhos, e tente observar o seu redor os movimentos, ou até mesmo as cores do seu quarto e assim que acordar tente ver se era mesmo o que você observou."
É, eu sei que postei uma dica super madura. Mas no meu caso, eu ainda não aprendi a controlar. Da ultima vez que tive a paralisia do sono, consegui conversar com a pessoa que me "assombra"... Ele só me disse que me conhecia faz tempo. Achei super legal conseguir falar com ele. Mas ainda vou aprender a controlar e a impulsionar meu cérebro a acordar de vez. 
Agora vamos falar sobre o distúrbio do sono.

No meu caso, eu sinto muito sono durante o dia, se deixar eu troco o dia pela noite. Na minha adolescência eu fazia muito isso. Porém, hoje, adulta que trabalha e estuda, não tem nem condição, né? Então vamos lá.
"Cansaço persistente, irritação, falta de atenção e queda de rendimento. Esses comportamentos, facilmente tachados de "preguiça" - na escola ou no trabalho - podem, na realidade, ser resultado de distúrbios do sono. E as consequências não param por aí: levam até ao risco de doença cardiovascular e depressão. 
Há três grandes grupos de distúrbios do sono:
-insônias
-sonolência excessiva
-comportamentos anormais durante o sono
Para quem quer uma noite bem dormida ficam as orientações: “Não fazer exercícios fortes à noite, evitar as refeições pesadas e as atividades estimulantes - como assistir televisão - e ter um horário certo para dormir e acordar.” 
É isso, por hoje, no próximo quero fazer um post sobre as minhas aventuras espiritas e sobre a descoberta de ser uma médium. Espero que vocês tenham gostado. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UM BLOG PARA QUEM BUSCA CONTEÚDO DE QUALIDADE