9 de janeiro de 2016

Exercícios Práticos para Meditação

A lista de benefícios oferecidos pela meditação não encontra limites. A técnica milenar ajuda a disciplinar e acalmar a mente, trazendo conforto emocional e aumentando nossa capacidade de concentração. "É um exercício ótimo para nos ajudar a lidar com as nossas emoções", diz Maria José Rocha Correia, professora da Associação Palas Athena.



E se você é do tipo que nunca nem pensou em usufruir de tudo isso, apavorado só de pensar na combinação cheiro de incenso mais música instrumental, tem tudo para mudar de ideia. Existem técnicas para todos os tipos de perfil: dá para meditar de olho aberto, vendo uma imagem bonita, entoando mantras ou simplesmente em silêncio, num lugar calmo.


 

O tempo para sentir todas essas melhoras varia de uma pessoa a outra e tem pouca relação com a duração da prática. "O que conta é a firmeza de propósito, a disciplina e a regularidade para criar o hábito", explica Maria José. É isso mesmo. A meditação é a ginástica da mente, com a vantagem de que bastam 15 minutos diários para desencadear as mudanças na vida dos praticantes.

Há muitas técnicas que conduzem a mente à tranquilidade. Veja as principais:



Corpo São

Apoios fisiológicos usados para melhorar o estado mental. É uma das mais comuns e simples de fazer. Concentre-se na respiração, nas batidas do coração ou na pulsação do corpo. Sente na chamada pose de índio (ou posição de lótus), com a coluna reta e as pernas cruzadas. Feche os olhos e focalize o fluxo de ar que entra e sai de seus pulmões.

Essa técnica é aplicada no budismo japonês. "Se uma pessoa está ansiosa e agitada, o gesto de inspirar e expirar o ar longamente simboliza expelir o que está incomodando. É a saída do excesso de peso, propiciando um estado de serenidade", explica Maria José. A prática hinduísta do tantrismo se concentram nas pulsações e o taoísmo, baseado na filosofia chinesa, nos batimentos cardíacos.

Cristã e bhakti-ioga


O foco da meditação são as divindades, orações ou textos sagrados. Resgatada pelo monge beneditino inglês John Main (1926-1982), está baseada na repetição de um mantra (sons). Sente-se com as costas retas em um lugar tranquilo, duas vezes ao dia, no período da manhã e à noite. Feche os olhos e repita o mantra Maranatha, que em aramaico significa "Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus".

Transcendental

Não requer concentração ou contemplação. É baseada na repetição de um som particular só conhecido pelo iniciado.
 
Zen-Budista

Uma das técnicas dessa corrente do budismo é a meditação andando do monge Thich Nhât Hanh. Ao caminhar, conte os passos e sincronize-os com a respiração.
 
Dinâmica

Criada, especialmente para os ocidentais, pelo líder espiritual Mohan Chandra Rajneesh, o Osho. A técnica mistura elementos de várias culturas, como músicas, danças e movimentos para se conectar com o presente.
 
Raja Yoga

O foco é a reflexão. Sentados numa posição confortável e de olhos abertos, os praticantes mentalizam pontos positivos da natureza humana, como perdão, bondade, generosidade, compaixão e amor incondicional.
 
Concentração

Mantras (sons), formas geométricas ou cores são o ponto de atenção. É comum nas práticas hinduístas e budistas. Os praticantes concentram-se num desses aspectos e fazem com que pensamentos e emoções se direcionem a ele

 Método "Simples e Milagroso" de Meditação


 Este método é muito simples mas funciona milagrosamente - experimenta-o; qualquer um pode experimentá-lo (…). Primeiro, coloca-te numa posição descontraída. Não forces nenhuma postura. Podes sentar-te numa cadeira confortável e relaxar. A única coisa importante é que o corpo esteja descontraído. Depois, fecha os olhos e sente o corpo inteiro.

Começa pelas pernas - sente se há ou não alguma tensão. Se sentires alguma tensão, faz o seguinte: tensiona ainda mais a perna. Se notares que há mais tensão na perna direita, intensifica-a ao máximo. Leva-a ao extremo - e depois relaxa repentinamente para que possas sentir como o relaxamento acontece.

Prossegue depois pelo resto do corpo, procurando as tensões existentes. Intensifica qualquer tensão que sintas pois é mais fácil relaxar quando a tensão é mais intensa. Quando está num estado intermédio, é muito difícil porque não consegues senti-la. É fácil movermo-nos de um extremo para outro, muito fácil, porque o próprio extremo cria a situação que nos leva a movermo-nos para o outro extremo. Portanto, se sentires alguma tensão na face, tensiona todos os músculos faciais ao máximo, fá-los atingir um pico de tensão, um ponto onde sintas que mais é impossível - e nessa altura relaxa repentinamente. Certifica-te desta maneira de que todas as partes do corpo, todos os membros estão relaxados.

Fecha os olhos e sente a área entre as axilas: a área do coração, o peito. Primeiro sente-o somente entre as axilas com uma atenção, uma consciência total. Esquece o resto do corpo, lembra-te apenas da área do coração entre as duas axilas, o peito, e sente-o repleto de uma enorme paz. Quando o corpo estiver descontraído, a paz acontece automaticamente no teu coração. O coração torna-se silencioso, relaxado, harmonioso. E quando te esqueceres do corpo inteiro e dirigires a atenção só para o peito de uma forma consciente, perceberás que ele está repleto de paz, muita paz acontecerá imediatamente.

Quando fores capaz de sentir a paz entre as axilas preenchendo, permeando, o teu centro do coração, o mundo parecer-te-á ilusório. Este é um sinal de que entraste em meditação - o facto de o mundo aparentar ser ilusório.

Continua a fazer esta técnica. É tão fácil que podes fazê-la a qualquer hora. Podes fazê-la deitado na cama, à noite; ou de manhã cedo, quando perceberes que já estás acordado.

Faz primeiro e levanta-te depois. Mesmo só dez minutos serão suficientes. Dez minutos à noite antes de adormeceres - fá-lo. Torna o mundo irreal e o teu sono será tão profundo que é possível que nunca tenhas dormido assim antes. Se o mundo se tornou irreal antes de adormeceres, os sonhos diminuirão. Porque se o mundo se transformou num sonho, os sonhos não poderão continuar. E se o mundo for irreal, tu descontrais por completo porque a realidade do mundo não se te impingirá, não continuará a martelar dentro de ti.

Tenho sugerido esta técnica a pessoas que sofrem de insônias; é uma grande ajuda.

Por fim, deixo um vídeo bastante didático que ensina algumas outras técnicas! Bem interessante! Para os entusiastas e até mesmo para quem já possui alguma experiência no assunto! Vale a pena conferir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

UM BLOG PARA QUEM BUSCA CONTEÚDO DE QUALIDADE