Algumas vezes ao encostarmos em outra pessoa podemos sentir um leve choque (ou nem tão leve assim!...), e eventualmente até acompanhado de um pequeno estalo.
Isso acontece por causa da eletricidade estática, a mesma que pode fazer o cabelo ficar arrepiado.
Pra entendermos isso direito, primeiro temos que saber que somos feitos de átomos, assim como tudo no Universo. Átomos possuem cargas elétricas (prótons positivos e elétrons negativos) e normalmente o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que faz a carga ser nula.
Essa neutralidade pode ser alterada quando, por exemplo, nos esfregamos no banco pra sair do carro. A fricção do nosso corpo com o tecido do banco pode gerar eletricidade (dependendo do tecido). E depois se tocamos alguém ou algo poderemos gerar esses pequenos choques.
Isso já até causou incêndios na hora de abastecer o veículo. Nos Estados Unidos normalmente não existem frentistas, e o próprio motorista é quem abastece. Assim, se ele sair do carro carregado eletricamente, e não tocar em nada, depois enquanto abastece, se ele tocar na lataria pode gerar uma minuscula faísca que em contato com o vapor de gasolina que está saindo do tanque pode iniciar um incêndio!
O acumulo de eletricidade estática no corpo pode também causar insônia ou ansiedade, segundo alguns estudos, assim é muito útil saber como se descarregar. Já reparou que quando vamos à praia e andamos descalços na areia temos uma repentina sensação de calma? Isso acontece porquê descarregamos essa eletricidade no solo!
Uma dica pra se livrar da eletricidade estática é andar descalço ou tocar em material metálico, descarregando essa eletricidade estática e evitando todos aqueles probleminhas!
Via: Curto e Curioso
Nenhum comentário:
Postar um comentário