Todos os seres humanos têm medo de alguma coisa. Alguns medos são mais compreensíveis e até fazem sentido, porém outros são mais irracionais, oriundos de nosso subconsciente. Por exemplo, pavor de uma consulta no dentista, ou medo de uma cobra. Mesmo que consigamos perceber em nosso estado racional que não é preciso temer algo assim, é impossível evitar.
Para a maioria das pessoas, esses pequenos medos não são um grande problema. Porém, para alguns pode chegar a prejudicar em uma decisão que pode trazer algo positivo, ou impedir de fazer algo que pode gerar uma sensação maravilhosa ou curtir um momento que pode não mais voltar. Essas são as pessoas que monitoram seu corpo freneticamente buscando evitar sensações que não sejam agradáveis e que tomam como aquilo uma espécie de ameaça mortal.
O medo pode ser bem difícil de lidar, principalmente quando ele não é real e nasceu de uma série de inseguranças ou experiências que não saíram como o planejado. Por conta disso, vamos falar sobre algumas dicas que podem ajudar a superar alguns traumas e se jogar no mundo para ser feliz.
Dica matadora para Vencer o Medo
O primeiro passo para conseguir entender o que acontece com você, é aceitar e admitir o que está sentindo. Para alguns adultos, por exemplo, pode ser difícil atestar que tem medo pequenos insetos. Preste atenção nos sinais que seu corpo apresenta quando o medo aparece, como tensão nos músculos; suor pelo corpo, principalmente nas palmas das mãos; coração acelerados; entre outros.
Muitas vezes temos medo de algo e não percebemos aquilo como medo, então é importante estar atento a estes detalhes. Só assim é possível aceitar e admitir para conseguir dar o próximo passo.
Em seguida, comece a se questionar, principalmente em relação aos pensamentos negativos. Quando estiver com medo, pare para refletir sobre o sentido daquilo que está passando em sua mente. Ao perceber que está com este tipo de mensagem em sua mente, dê ordem ao seu cérebro a fim de parar que ele se propague e te deixe mais vulnerável.
Seja racional.
A partir disso mude o foco de suas ideias para coisas e situações positivas. Isso fará com que você se acalme e perceba que o medo pode não ser tão ameaçador assim.
Use seus sentidos para manter-se presente, pois quando você se encontra frente àquilo que teme, tende a sair da realidade e se perder ao que realmente está se passando naquele momento.
Portanto, tente com todas as suas forças manter o foco sobre o que está acontecendo e se permita utilizar todos os sentidos, a fim de trazer seu corpo a perceber aquela sensação e ter experiência sobre aquilo. Não se preocupe com o que pode acontecer, mas com o que realmente está acontecendo.
Tente colocar-se sempre à prova. Vencer o medo é realmente muito difícil, mas não é impossível. Por isso, aos poucos comece a se expor àquilo que te dá temor. De maneira gradual, vá entrando em contato com aquilo e seguindo os passos citados acima.
Assim, você perceberá que não há nada a temer e que sua vida pode ser mais fácil e sem preocupação do que você imaginava!
Nenhum comentário:
Postar um comentário